ABOUT EGEU 
        ABOUT THE TEAM





egeuproject@gmail.com

Rua do Funchal, nº1A, 1000-239, Lisboa, Portugal
 
 

PT / EN

O EGEU é um projecto aberto, um espaço cultural independente e multidisciplinar, inaugurado em setembro de 2019. Motivado pela necessidade de reclamar uma plataforma de liberdade construtiva, pretende, desde logo, ser um lugar onde a utilidade económica não define o âmbito de acção.

Acreditando que, antes de um produto, a experimentação e a crítica devem ser um exercício, um dos nossos objectivos fundamentais é garantir que nenhuma destas está dependente do resultado final. Do mesmo modo que uma arte e cultura livres não podem depender de valores pré-estabelecidos, também as próprias práticas artísticas ou artistas emergentes não devem ser limitadas ao que o circuito dominante valoriza.

Num tempo em que tudo parece ter de nascer acabado, catalogado, categorizado e reproduzível, o nosso único fim é, pelo contrário, garantir que há sempre espaço para começar outra vez.

Mais do que integrar o projecto do EGEU - e, assim, quem dele fizer parte - num contexto ou mundo definidos, procuramos contrapor a contextos já definidos e a círculos fechados um espaço diferente: um espaço congregante, que procura quem precisa dele e que muitas vezes não o tem.  

O EGEU é, portanto, também um lugar de comunicação. E é dessa forma que procura ser uma tela e um palco do seu tempo, na voz de quem a ele se junte, mostrando, discutindo e partilhando ideias, vontades e preocupações. O seu dentro é feito de fora: crítico, desafiante, pacificador.