UNCERTAIN STRATA
Exposição Individual de João Gil





Em primeiro plano, aberto, o espaço hermético, pardo. Depois, o arredor, que tem também um olhar. No olhar do arredor, o passo de quem está no centro é um movimento estranho, distante. As ruas, os edifícios, a câmara, têm um ritmo. O hermetismo é construir, esconder o toque. O passo dos corpos no arredor é irreconhecível.
As cidades são:
- a história das rochas:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objecto.
(Repetir)
- a história das rochas:
Apodrecimento, sedimentação, lixiviação, depósito. Repetir. Coisa, peça, artefacto, peso, material, arma, bem. Ruína, turismo e publicidade. Habitação, decoração, proteção, luva. Uma pequena fracção de olhar satisfeito, preenchido, dominador. A extensão do corpo noutro gesto:
______
O arquivo é o verbo, o lugar que une a história discreta e a história visível, a tentativa de mostrar no mesmo olhar o espaço de dentro e o espaço de fora. No caso, a rocha suspensa, ainda solo invisível sob os pés, e a rocha trabalhada, transformada, obliterada, com que as cidades pontuam a paisagem. O mesmo para o toque, para o olhar. Ainda pronunciamos os mesmos castelos de vapor.
Guilherme Vilhena Martins