UNCERTAIN STRATA
Exposição Individual de João Gil
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/98dd5eb01bbc0b2506b980854fc85d6c401dfae72aa6038f4e7b5f22fefb8fcf/CARTAZ-A4-PRINT.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/88944fb1f360d098c627d88b1be84199aa43e7cee3d015100c5ecef71506990c/1.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/47bb17a0db12aceadbf5059b8a6965ea06fd59f7a25a4e3add85c937bc4cb566/2.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/da498aa9b1310d33ba5430f1f8e3f7f0e8cc3882604ee03a089030a663879c21/10.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/776a6be8d580a17fa056f51b1eea6e27fe596cfc1a267074a1b9205653ecbea4/9.jpg)
Em primeiro plano, aberto, o espaço hermético, pardo. Depois, o arredor, que tem também um olhar. No olhar do arredor, o passo de quem está no centro é um movimento estranho, distante. As ruas, os edifícios, a câmara, têm um ritmo. O hermetismo é construir, esconder o toque. O passo dos corpos no arredor é irreconhecível.
As cidades são:
- a história das rochas:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objecto.
(Repetir)
- a história das rochas:
Apodrecimento, sedimentação, lixiviação, depósito. Repetir. Coisa, peça, artefacto, peso, material, arma, bem. Ruína, turismo e publicidade. Habitação, decoração, proteção, luva. Uma pequena fracção de olhar satisfeito, preenchido, dominador. A extensão do corpo noutro gesto:
______
O arquivo é o verbo, o lugar que une a história discreta e a história visível, a tentativa de mostrar no mesmo olhar o espaço de dentro e o espaço de fora. No caso, a rocha suspensa, ainda solo invisível sob os pés, e a rocha trabalhada, transformada, obliterada, com que as cidades pontuam a paisagem. O mesmo para o toque, para o olhar. Ainda pronunciamos os mesmos castelos de vapor.
Guilherme Vilhena Martins