SOBRE     AGENDA     ARQUIVO     APOIANTES                                                      
SOBRE O FRUTO DA MÁQUINA
Clara Bolota e Laura Caetano | Tiago Rocha Costa | Gaspar Cohen
20.12.19






A exposição Sobre o Fruto da Máquina projeta-se no Egeu: três coletivas - onze artistas percorrem um linha externa e compõem o corpo do lugar.

O dia 20.12-19 apresenta o projeto Cuidadosamente Entre as Minas de Clara Bolota e Laura Caetano e as obras The Orchard (After Audubon) #2 e Imperial Fever (Remains from The Sittacè Uprising) de Tiago Costa e O máximo de tempo que minha impressora demora a imprimir um mínimo de informação de Gaspar Cohen.

Esta proposta coletiva confere ritmo ao espaço. Abre o tempo e anuncia a casa, apresentado volume e planos de cor dinâmicos, na sua coerência formal com a decomposição.
Num espaço ocupado pela silhueta animal surge a forma enquanto imagem da matéria, que se deteriora pela sua própria condição cíclica. Percorre a aresta geométrica, o som trágico da máquina e ocupa, amplo, as ausências do corpo vivo.

A repetição do cubo formula um padrão.

A decomposição da esfera indicia o orgânico.

O ambiente propõe a conservação da obra; a obra, consequentemente, submete a sua efémera passagem no espaço. O verdadeiro artefacto é o consumo inconstante do seu próprio fluxo.


                                   Alimentava-me
dos rostos minados pela rede dos nervos
negros e das veias
até à raiz cravada
da voz
         ⎯ o terrífico
aparelho da fome. Toda a obra.
Dói.


Herberto Helder, O CORPO O LUXO A OBRA
                                  



A. Lenz







Redes

︎ | ︎