ABOUT EGEU 
        ABOUT THE TEAM




 


PT/ EN


Programação, curadoria e gestão 


Guilherme Vilhena Martins (1996, Lisboa; vive em Berlim) trabalha como escritor, tradutor e curador e é licenciado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, frequenta o mestrado em Filosofia, com foco em Estética, na Freie Universität de Berlim. O seu trabalho literário consiste em crónicas, poemas e pequenos ensaios publicados em alguns projectos independentes em Portugal, como o La Maga, e um livro de poesia, Háptica, publicado em 2020 pela Douda Correria. A linha transversal ao seu trabalho - criativo, curatorial ou filosófico - é a tensão entre desejo e ficção, assim como o seu papel na construção de estruturas narrativas. 


Luzia Cruz (1997, Lisboa), artista multidisciplinar, curadora e designar gráfica, reside entre Berlim e Hamburgo. A sua prática artística é uma pesquisa em torno da fragilidade de mecanismos sociais no desenvolvimento tecnológico, em tensão com a extração de recursos naturais. Esta relação propõe a construção de um espaço de ameaça, que plasticamente Luzia explora em formas de acelerar processos de degradação sobre diversos materiais. Frequenta o mestrado em escultura na Hochschule für Bildende Künste, em Hamburgo e é bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.


Produção

Catarina Monteiro (1998, Lisboa; vive em Lisboa) é licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, viveu na Alemanha e estudou na Hoschule für bildende Künste Hamburg, mentorada pelo fotógrafo Thomas Demand. Regressada a Portugal decidiu aprofundar a sua curiosidade pelo cinema e iniciou uma pós-graduação em Estudos Visuais: Fotografia e Pós-cinema, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2021 venceu o 1º Prémio em Artes Plásticas do concurso nacional de Jovens Criadores da Fundação da Juventude e ainda no mesmo ano colaborou com o festival de cinema LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival, onde se iniciou na produção em cinema. Em 2022 trabalhou, em diversas produções, nos departamentos de produção e de arte em cinema publicitário, a par com os projectos pessoais que continua a desenvolver.


Design e comunicação

João Rosa Narciso (1996, Lisboa) vive e trabalha entre Lisboa e Rio Maior, onde para além de uma prática artística recorrente, desenvolve também um projecto de editorial com o nome de BARRIGA. Estudou Graphic Communication na University for the Creative Arts entre 2016 e 2019, e continua a utilizar os seus conhecimentos gráficos em regime freelance com preferência óbvia para o meio cultural, como é o caso do EGEU. A sua prática artística tem como base o exercício livre do desenho poético que se estende aos mais variados campos, do real ao onírico. O seu interesse pela música como prática exploratória acrescenta ao seu trabalho visual uma outra camada imaterial que vai enfeitiçando ruidosamente o desenho.

__________
Fundadores do Projecto

Ana Bacelar Begonha
Guilherme Vilhena Martins
Luzia Cruz
Tomás Agostinho 


Design e comunicação

João Rosa Narciso (Janeiro 2022 - )
Giovana Jenkins (Setembro 2020 - Dezembro 2021)
Ran Altamirano (Junho - Agosto 2020)
Nádia Alexandre (Outubro 2019 - Maio 2020)


Design e comunicação

Giovana Jenkins (Setembro 2020 - Dezembro 2021)
Ran Altamirano (Junho - Agosto 2020)
Nádia Alexandre (Outubro 2019 - Maio 2020)